Orientações pré e pós-cirúrgicas

Estas orientações irão lhe esclarecer o que irá ocorrer e como proceder antes e após a sua cirurgia.

Leia com atenção juntamente com seu familiar e siga corretamente as instruções que se aplicam ao seu caso, o que lhe proporcionará uma recuperação mais rápida e um pós­ operatório mais confortável.

Em caso de dúvida ou da persistência de algum problema não hesite em entrar em contato imediatamente conosco. Após o horário comercial ligue para o telefone do Dr. Edimar como indicado. Se não for possível atender no momento deixe a sua mensagem que retornaremos o mais breve possível.

Instruções pré-operatórias para anestesia local

• Tome a medicação pré-operatória quando prescrita;
• Escove bem os dentes e a língua e, se possível, faça a barba antes da cirurgia;
• Tome sua medicação prescrita por outros médicos como de rotina, exceto anticoagulantes (Aspirina, AAS infantil, Buferin cardio, etc…);
• Use roupas confortáveis, não traga bolsas, pastas ou pacotes pesados e evite sapatos com salto alto ou blusas com gola alta;
• Não é necessário jejum, porém evite refeições pesadas antes da cirurgia;
• Se possível venha acompanhado, evite dirigir ou caminhar após a cirurgia;
• Fique tranquilo! Nossa equipe está preparada para atendê-lo com toda a segurança.

Instruções pré-operatórias para sedação endovenosa ou anestesia geral

• Você deverá fazer jejum de 6 horas antes da cirurgia, não podendo comer ou beber nada (incluindo água), exceto para uso da medicação de rotina;
• Se for necessário espirrar abra a boca, evitando pressão na área operada;
• Se o nariz entupir utilize o descongestionante prescrito;
• Poderá haver um pequeno sangramento nasal. Isto é normal e passará em 3 ou 4 dias.

Extração de sisos

• A intensidade da dor vai depender do procedimento e da sua condição física. Siga corretamente as orientações e tome os medicamentos conforme prescritos;
• Um inchamento é esperado. Aplique bastante gelo durante as primeiras 48 horas;
• Dificuldade de abrir a boca e desconforto ao engolir são considerados eventos normais nos primeiros dois dias;
• Um certo grau de dormência (parestesia) nos lábios e/ou língua no lado operado poderá ocorrer por um período variável de tempo, dependendo da posição do dente e da anatomia da região;
• Escove o dente ao lado do siso removido com cuidado, a partir do segundo dia;
• O acúmulo de bactérias e restos alimentares durante a cicatrização poderá causar infecção, dor e edema;
• Após a remoção dos pontos continue com uma higiene bucal rigorosa ao redor da área operada. Caso contrário, poderá haver contaminação da área em cicatrização por placa bacteriana, causando infecção tardia. Isto é notado pelo aparecimento de dor, gosto ruim na boca e edema. Poderá ocorrer de 10 a 30 dias após a cirurgia.

Orientações específicas

Além dos cuidados gerais siga estas orientações:

Implantes dentários

• A colocação de implantes geralmente não causa mais do que um pequeno des­conforto;
• Se um implante de estágio único foi colocado, você verá uma parte de metal saindo da gengiva. É importante manter esta parte limpa. Você pode começar com um co­tonete embebido no líquido recomendado para o bochecho (Periogard);
• Apenas limpe a parte de metal visível. Após a primeira semana inicie a utilização da escova Unitufo. Esta mesma orientação se aplica na cirurgia de segunda fase dos implantes;
• Evite mastigar alimentos nas áreas dos implantes. Forças da mastigação aplicadas durante a fase de cicatrização podem reduzir a capacidade do corpo de cicatrizar ao redor dos implantes.

Cuidados com a prótese

• Não deve haver pressão sobre a área operada;
• Veja seu protesista periodicamente para reajustes necessários e para aprender a colocar e remover a prótese se ela for removível;
• Utilize a prótese removível sobre os implantes o menor tempo possível. Em breve sua prótese sobre os implantes estará pronta;
• Se sua prótese for fixa, higienize a área sob a prótese da melhor maneira possível, com escova interdental ou super-floss.

Enxertos ósseos

• Não cuspa ou faça bochechos com força durante quatro dias;
• Não aplique pressão sobre a área operada com língua ou dedos;
• Não levante ou puxe os lábios para olhar os pontos. Isto poderá romper os pontos e prejudicar a cirurgia;
• Não fume! O fumo inibe a cicatrização, especialmente nos enxertos ósseos;
• Se você recebeu enxerto no seio maxilar não assoe o nariz;
• Um adulto responsável deverá acompanhá-lo à clínica ou estar presente na sua saída para levá-lo para casa após o término da cirurgia;
• Use roupas confortáveis e soltas com mangas que possam ser dobradas acima do cotovelo. Evite sapatos com salto alto e blusas com gola alta;
• Lentes de contato, jóias e anéis deverão ser retirados antes da cirurgia, bem como aparelhos dentários (próteses) móveis;
• Você não deverá dirigir veículos 24 horas após o procedimento.

Orientações pós-operatórias gerais

Controle da dor

Algum desconforto, ou mesmo uma pequena sensibilidade poderá aparecer quando a anestesia passar. Caso ocorra dor, ela não deverá durar mais que 24 a 48 horas, e apenas um desconforto leve poderá persistir após o terceiro dia. Não espere até que a dor apareça para tomar a medicação no primeiro dia, pois poderá ser mais difícil de controlar. Qualquer medicação poderá causar náusea ou vômitos, por isso, alimente­-se. Dor forte ou aumentada após o terceiro dia poderá ser um sinal de infecção ou outro problema na cicatrização, se isto ocorrer entre em contato conosco.

Medicação

Tome todos os medicamentos prescritos, como antibiótico, antiinflamatório e analgésico nas doses e horários indicados. É muito importante tomar a medicação prescrita por completo.

Atividade física

Evite exercícios físicos ou atividade mais intensa por 7 dias após a cirurgia. Esforço exagerado poderá levar a um sangramento e desconforto pós-operatório. Mantenha repouso com a cabeça mais elevada nos primeiros 3 dias.

Não mexa na área operada

Os primeiros estágios da cicatrização são mais eficientes ao deixar os tecidos em repouso. Evite mastigar, cuspir ou bochechar, pois isto poderá retardar a cicatrização inicial, causar sangramento ou permitir infecção. Utilize sua prótese móvel, se for o caso, segundo as orientações do cirurgião.

Sangramento

Um pequeno sangramento na área operada poderá ocorrer no primeiro dia. Na primeira hora, morda uma gaze úmida com água conforme colocada na clínica. Se o sangramento retornar, lave cuidadosamente a região operada com água gelada e recoloque uma gaze úmida com água sobre a região aplicando pressão firme por 40 minutos. Em caso de sangramento ativo, intenso ou persistente, entre em contato conosco.

Edema

Um inchamento relacionado à área operada poderá surgir nas primeiras horas após a cirurgia, e geralmente aumenta no segundo dia. Ele deve regredir a partir do terceiro dia. O edema poderá ser minimizado com a aplicação de bolsa de gelo na face, sobre a região operada, continuamente durante as primeiras 48 horas após a cirurgia. Cuidado para não queimar a pele.

Dieta

• A ingestão de líquidos é muito importante. Beba o máximo de líquidos possível;
• Use apenas alimentos líquidos ou pastosos (liquidificados) frios ou gelados nas primeiras 48 horas, como sucos, sorvetes, iogurtes, gelatinas, flans, etc;
• Evite usar canudinho nos primeiros 3 dias, para evitar sangramento;
• Uma dieta nutritiva durante o processo de cicatrização é muito importante para o seu conforto. Pessoas com fome tornam-se irritadas e menos preparadas para lidar com o desconforto que segue após a cirurgia. A alimentação adequada também evitará náuseas e vômitos devido à medicação;
• Após o segundo dia adicione à sua dieta alimentos pastosos e de fácil mastigação como sopas, cremes, peixe grelhado, frango cozido, purê de batatas, macarrão e vegetais cozidos.

Higiene bucal

• Na manhã seguinte ao dia da cirurgia, inicie sua higiene com a escovação dos dentes e da língua de forma normal assim que possível;
• Escove com cuidado os dentes próximos à região operada. Use o líquido indicado (Periogard). Para bochechos, 3 vezes ao dia durante 1 minuto até acabar o frasco;
• Não faça bochechos vigorosos pois isso poderá deslocar o coágulo e causar sangramento.

Evite fumar

O fumo retarda o processo de cicatrização e pode contribuir para a formação de uma infecção.

Medicação

Tome normalmente sua medicação prescrita para outros problemas (diabetes, hipertensão, etc), a menos que tenha sido instruído a não fazê-lo.

Febre

Poderá haver uma pequena elevação da temperatura nas primeiras 24/48 horas. Se ela persistir entre em contato conosco.

Orientações para os dias após a cirurgia

Continue com a higiene bucal da forma indicada, melhorando a cada dia. A higiene bucal mal realizada poderá causar inflamação e infecção na área operada.

Não se preocupe com os pontos. Os pontos (suturas) são feitos para controlar o sangramento, ajudar a cicatrização e prevenir a entrada de alimentos no local operado. Eles são absorvidos ou removidos entre 7 a 15 dias.

Qualquer inchamento, sensibilidade ou rigidez (trismo) na musculatura da mandíbula, representando dificuldade em abrir e fechar a boca poderá ocorrer nas primeiras 24/48 horas. Não se preocupe, são reações normais da cirurgia realizada. Se estes sintomas persistirem após o quinto dia da cirurgia, você deverá usar calor úmido, aplicando uma bolsa de calor ou uma toalha com água morna. Se o inchamento e a dor aumentarem após o terceiro dia entre em contato conosco.

Manchas roxas (hematomas) podem aparecer na pele da face e pescoço após as primeiras 24/48 horas.